7 de agosto de 2013

Fama, Amor e Dinheiro

Autor: Menna van Praag
Ficção | Género: romance
Editora: Quinta Essência | Ano: 2011 | Formato: livro | Nº de páginas: 157 | Língua: português

Como me veio parar às mãos: ganhei-o num passatempo no blog As Histórias de Elphaba em 2011.

Quando e porque peguei nele: dia 1 de agosto. Queria algo levezinho, para além de que conta para o Book Bingo e para o Mount TBR Challenge.


Opinião: Pouco ou nada sabia do livro mas como tem "chocolate" no título, pensei que poderia ser algo do género da Sarah Addison Allen e foi isso que me levou a participar no passatempo que tive a sorte de ganhar. Às vezes acontece. :D

Já lhe andava para pegar há algum tempo, porque é relativamente pequeno, mas acabou por ser agora pois O Navegador da Passagem exige alguma atenção e neste dia pretendia algo de consumo rápido e fácil para descansar.

Parece que é a continuação de uma outra história mas mesmo assim continuei a ler pois os acontecimentos do livro anterior são relembrados pelas personagens e dá para perceber o que nos trouxe à situação aqui desenvolvida.

A história não é muito interessante e é bastante superficial. Acaba por ser mais um livro de auto-ajuda disfarçado de ficção. Não tenho nada contra os livros de auto-ajuda, já tenho lido alguns e acredito que, se não alteram a vida de uma pessoa, pelo menos incentivam a alterar alguns hábitos. Este, no entanto, achei-o demasiado preachy sem mostrar realmente a protagonista a usar o que aprende. Ela tem diálogos "esclarecedores" com uma prima e uma amiga (quer dizer, neste caso até acho que acaba por ser com ela própria porque tudo não passa de um sonho) mas depois troca meia dúzia de frases com o namorado, em que supostamente coloca esses ensinamentos em prática e pronto... felizes para sempre. Não senti realmente uma mudança na atitude dela.

Sem dúvida que mostra como as relações são difíceis e que tem de haver disposição para a abertura, deixar o outro ver o nosso melhor mas sobretudo o nosso pior, mas achei que toda a questão foi abordada superficialmente, do tipo "faça isto e aquilo, mas nunca isto!" Precisava um pouco mais de desenvolvimento, na minha opinião. Há romances, na onda da Julia Quinn, que abordam o tema de melhor forma.

Veredito: Com tanto livro e tive de pegar neste. Ao menos lê-se num par de horas e as conversas da protagonista com a prima e amiga estão bem conseguidas.

3 comentários:

slayra disse...

É por isso que geralmente me afasto do romance contemporâneo... :/ Muitos deles são tão estranhos e pouco desenvolvidos. Mais um para a biblioteca? :D

WhiteLady3 disse...

Já há dois exemplares na BLX. Acho que vou dar à Patrícia do Ler Por Aí, já que ela anda à juntar livros para rifar e ajudar uma menina com síndrome de Rett.

slayra disse...

Oh. Fazes muito bem. Eu também tenho alguns, se ajudar. :/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...