31 de agosto de 2013

Agosto 2013

Mais um mês que passou e em que se manteve a tendência de poucas leituras (e não me parece que vá mudar). Tentei inverter a coisa com a participação no Bout of Books 8.0 mas sem grande sucesso. Quer dizer, consegui o feito de ler quase todos os dias, li em 5 dos 7 dias, geralmente costuma ser 2 dos 7...

Tenho vindo a escrever um pouco mais, as últimas semanas têm sido a loucura, mas não tanto críticas porque nem sempre me tem apetecido colocar-me à frente do pc a escrever depois de ter passado um dia a trabalhar no computador a introduzir dados, muitas vezes em línguas que não domino. A sério, o alemão consegue ser a que, de todas as que não domino, entendo melhor, porque depois temos croata, romeno, russo, búlgaro... Dêmos graças pela existência do Google Translator, mesmo que o seu trabalho seja duvidoso sempre dá luzes sobre o que parece ser o tema. E aproveitemos também para agradecer, de igual forma, à wikipedia e a outras ferramentas do Google por providenciarem alguma informação sobre locais dos quais jamais ouvira falar. *abraça a internet fofa*

Além disso, estou mesmo a tentar cortar o tempo que estou on-line (e que nada tenha a ver com trabalho), se bem que já pouca coisa me interessa nomeadamente na blogosfera. Com algumas excepções, que já sigo há bastante tempo, parece-me que está a tornar-se tudo igual mesmo na tentativa de ser diferente. Começam a surgir rubricas semelhantes, parece-me que tem tudo a mesma voz e nalgumas situações já nem consigo dizer porque comecei a seguir o blog. E isto tanto se passa com blogs portugueses como estrangeiros. Talvez esteja numa fase em que estou saturada, sinto demasiado ruído à minha volta e preciso de me desligar um pouco de algumas coisas, nomeadamente no que relacionado a livros diz respeito. Não tenho, de momento, interesse em lançamentos ou passatempos, críticas aos livros mais recentes, que por isso aparece em não sei quantos blogs, e que geralmente pouco ou nada dizem do que me pode interessar no livro. Não quero dizer que não haja boas críticas, excelentes críticas, mas começa a ser difícil e cansativo separar o trigo do joio, sobretudo em blogs que sigo há menos tempo e em que não consigo identificar bem quem está por trás. Assim sendo, estou também a fazer limpezas ao Feedly e redes sociais.

Mas esquecendo tudo isso e passando ao resto do mês, tentando seguir um novo template...

Livros lidos:
  • Fama, Amor e Dinheiro de Menna van Praag - Com tanto livro e tive de pegar neste
  • O Navegador da Passagem de Deana Baroqueiro - Vale o dinheiro gasto
Comecei também O Atlas das Nuvens. Deve ser o primeiro livro para o Monthly Key Word que não acabo dentro do mês mas o livro demorou-me a chegar e depois não quis deixar a leitura de O Navegador da Passagem a meio. Já tenho mais que a minha dose de livros por acabar. Devia de começar a pegar neles e, definitivamente, lê-los até ao fim ou simplesmente dá-los por terminados ou fechá-los e voltar a começar do início daqui a algum tempo. Excepção aos contos, está claro.

Filmes vistos:
Quase que ia mantendo o ritmo de dois filmes por semana! Sobressaíram os filmes de super-heróis, o "Persuasão" é sempre bom (comfort movie!) e fiquei agradavelmente surpreendida com o "Crazy, Stupid, Love" apesar de achar que as mudanças que se deram foram, sobretudo na personagem do Ryan Gosling, algo repentinas. Mas num filme, devido às limitações de tempo, também não me parece que podia ser melhor. Desilusão foi o filme do Jason Segel. A sério, esperava muito mais de um filme escrito por ele. Acho que é excelente no "HIMYM" e pensei que o seu humor fosse semelhante ao da série, mas quando é preciso o próprio despir-se, integralmente, e andar com as suas partes ali penduradas para fazer comédia, parece que não deve ter grandes ideias ou confiança no seu sentido humor.

Séries vistas:
É engraçado, parece que tenho visto mais filmes que séries, não há muitas que tenha acompanhado este ano, pelo que se agora se quiser manter a par tenho de andar a correr atrás dos episódios perdidos. :/ Tenho tentado acompanhar "Revenge" e "The Bridge".

Compras: n/a

Empréstimos da BLX:
  • Atlas das Nuvens de David Mitchell

Desafios:
Tenho de atualizar os posts e o progresso na barra lateral, coisa que não me está a apetecer de momento *preguiça*, mas até agora resume-se a:
Book Bingo - já li 10 dos 28 livros que me propus para o desafio, mas infelizmente ainda não fiz linhas.
Mount TBR Reading Challenge - até ao momento li 9 títulos, todos livros sendo que me tinha proposto a ler 24 = 12 livros + 12 e-books. Tenho de começar a dedicar-me aos e-books.
Monthly Key Word Challenge - ia tão bem e tropecei este mês. Tinha de acontecer, não é verdade? Não é desafio se eu não tropeçar e falhar nalgum ponto. :P
Portuguese Historical Fiction Challenge - li 1 livro de uma autora portuguesa, passado durante os Descobrimentos! YAY me! \o/
104 Filmes - 48 filmes vistos até ao momento. Confesso que esperava ir mais à frente, mas mesmo assim, nada mal!

Se podia estar a correr melhor? Podia, mas não era a mesma coisa! :D

Artigos que me chamaram a atenção:
  • ainda não me aconteceu isto porque continuo a ler sobretudo livros físicos, mas fez-me ponderar se algum dia pensarei assim. Para o ano, se conseguir dar conta da pilha de livros físicos este ano, vou ver se passo a consumir, ou seja ler, sobretudo e-books, ou por cada 5/10 e-books ler um livro físico para ver o que acontece, se passo a ver o livro objecto com outros olhos que não o da adoração (diga-se que já ao trabalhar numa biblioteca começo a ver os livros como algo aborrecido de carregar, limpar, arrumar e até por vezes de encontrar - fica já agora a nota de que numa biblioteca JAMAIS ARRUMEM OS LIVROS! Um livro mal arrumado é um livro perdido!)
  • texto muito bonito sobre adorar um livro e basicamente não o querer acabar. Como um livro permanece na nossa memória, tenha ele mudado a nossa vida ou não, que tipo de memórias associamos a um livro.
  • ri com algumas das morais a tirar das obras xD
  • e de repente sonho com o dia em que posso chegar a um café e pedir um "Murder on the Orient Espresso" ou um "Harry TeaPotter" xD
  • livrarias em locais estranhos e por favor, transformem um castelo em livraria só com livros passados na Idade Média! *imagina até um livreiro giro com kilt*
  • é triste que coisas como esta ainda aconteçam e leva-me também a concordar com este texto. Sim, sou das primeiras a dizer que gosta de gajas a dar porrada, mas o "strong" implica muito mais que força, interior ou exterior, implica ser uma personagem real, bem escrita, ter um sentido próprio, uma história por trás... Já agora, este artigo também é interessante.
  • Adorei isto, é engraçado porque comecei a correr recentemente, pouco mais de um mês umas duas ou três vezes por semana, e a primeira coisa em que pensei (quando não estava demasiado ocupada a pensar "só mais um bocadinho" ou a ignorar as dores que sentia por todo o corpo) foi "ainda bem que não sou uma heroína de livros fantásticos nem tenho de correr pela minha vida, já seria um cadáver por esta altura."
  • isto parece-me bem e outros tipos de multimédia integrada em livros, como nos do Dan Brown com reproduções de quadros ou edifícios de que fala, era capaz de ser engraçado.
  • eu gostava de atribuir alguns!
  • e de repente fiquei assustada, sobretudo porque ainda não tinha pensado bem na coisa. Sim, há alturas num filme em que vejo um prédio a ser atingido e penso "não há mortos?" mas depois EXPLOSÕES! (imaginem o Dug e o seu "squirrel!", sou mais ao menos eu e explosões em filmes) e passa-me da cabeça.
  • Não está propriamente ligado aquela confusão dos "autores vs bloggers cujas críticas são algo mais corrosivas (ou que simplesmente apontam o que não resulta num livro) vs bloggers para quem os autores são pessoas que não devem ser criticadas" que se tem visto de vez em quando, mas é um texto interessante e que mostra que há lugar para os diferentes tipos de reviewers.
  • pode parecer fácil escrever uma história, construir um mundo, mas isto e isto ilustra bem como não o é de todo. Há histórias que só grandes contadores conseguem escrever e O Senhor dos Anéis é um exemplo.
  • concordo com o autor deste artigo. Sinto que realmente a criatividade parece estar à beira da extinção, note-se pela quantidade de filmes que são agora adaptações de livros, ou livros que cavalgam na onda de outros que se tornaram bestsellers. Nem sempre acontece mas nos últimos tempos parece que ando a ler ou a ver a mesma coisa, e se há alturas em que a mesma história é contada de forma em que, vá lá, até não é muito má e tem um ou outro elemento divergente, outras há em que a história É definitivamente a mesma e é uma seca.
Isto ficou longo...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...