10 de abril de 2011

Insólitos (1)

Eis um pequeno espaço para divulgar algumas coisas absurdas e/ou que me deixam de boca aberta. Como nem sempre encontro coisas insólitas, esta pequena rubrica não terá data certa, e estais convidados a partilhar. ;)

Numa missão exploratória a uma certa livraria encontrei o primeiro exemplo de algo insólito! Ora bem, andava a ver o que comprar (felizmente consegui controlar os meus impulsos e saí de lá de mãos vazias :P ) quando encontrei dois exemplares, um paperback e outro mass market paperback, de um mesmo livro. Ora bem, o mass market é mais pequeno e devia ter o preço mais em conta, certo? Pois aqui temos um exemplo do oposto! Infelizmente a qualidade da foto não é a melhor, mas podem ver que o livro mais pequeno até tem a capa em tudo semelhante à do maior, parecendo que foram apenas cortadas as margens. Têm mais ao menos o mesmo número de páginas, ainda que o pequeno tenha uma letra mais pequena. No entanto, o pequeno custa 10,84€ e o maior 7,50€! Claramente, os livros não se pagam aos palmos...

7 comentários:

p7 disse...

Oh, esta é engraçada, mas não fico admirada, com os preços a que a Fnac põe os paperbacks em inglês, que hajam trocas e baldrocas destas. :P

Angelina Violante disse...

Realmente essa é demais, sempre pensei que os livros que são mais pequenos saem mais baratos do que os outros, mas pelos vistos há sempre uma excepção à regra.

Beijinhos

Carla Ribeiro disse...

É o Tiger Warrior, não é? Nesse caso, tenho uma possível explicação (ainda que não deixe de ser curioso). É que o livrito - na edição maior - esteve incluído nas promoções de importação de há uns tempos, em que havia uns quantos títulos a 7,50€. Suponho que sobrou e ficou com o mesmo preço.

Cat SaDiablo disse...

Se está à venda na Fnac, suponho que o preço não dependa apenas do livro em si, mas também de quanto custou a importação, e isso explica por vezes a diferença de preços. Mas a silent raven já deu uma sugestão que quase de certeza é a real.

Já agora, partilho aqui as minhas desconfianças relativamente à política de importação da Fnac :P Quando são livros que eles já têm nas lojas, não sei, suponho que tenham algum tipo de "fornecedor" e comprem os livros às editoras ou aos distribuidores. Não faço ideia como isso funciona, mas eu cá desconfio que, quando queres comprar um livro que eles não têm, mas se oferecem para encomendar, o que eles vão fazer é encomendá-lo no bookdepository ou amazon como uma "pessoa normal" e depois vendem-to. A sério, pelas vezes que isso me aconteceu (poucas) e a pessoas conhecidas, tomando atenção ao prazo que eles dão para chegar, e depois o preço, eu quase que apostava que eles fazem isso mesmo!
Quer dizer, se eu escolho encomendar numa fnac o livro, é porque quero que eles, enquanto livreiros, tenham acesso mais rapido e expedito ao livro do que se fizesse uma simples encomenda.

WhiteLady3 disse...

Por acaso não reparei no título, aliás nem sei como é que reparei neste livro já que li um outro deste autor e desde aí tenho-o evitado... Também pensei na importação, mas mesmo assim penso que não se justificam os quase 11€ por um mass market paperback. Mas também acho que não se justificam dois exemplares diferentes de um mesmo livro numa mesma estante, mas isso sou eu que sou esquisita...

Cat já somos duas com a mesma desconfiança, tanto que nunca mais encomendei nenhum livro na FNAC. Acho que paguei mais 2 ou 3€ do que teria pago caso fosse esperta e tivesse encomendado a uma loja on-line...

Célia disse...

Concordo com a Cat, acho que é isso mesmo que eles fazem. Eu não compro livros em inglês na FNAC, são invariavelmente mais caros do que se mandarmos vir directamente...

WhiteLady3 disse...

Eu compro pelo simples facto de ser mais cómodo e de ficar logo com o livro nas mãos, mas mesmo assim peso muito bem prós e contras: se há na biblioteca e/ou traduzido, se tem todos os volumes de uma série (ainda hoje penso que os 20€ que dei pelas Crónicas de Nárnia foram um excelente investimento, assim como as obras completas do Oscar Wilde), se o quero ler imediatamente, se será para manter...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...