23 de junho de 2009

Lolita (1962)

Informação técnica no IMDb.

Director: Stanley Kubrick
Escritores: Vladimir Nabokov (adaptação e romance original)
Actores: James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon, Peter Sellers
Nota: 4/5

Mais uma vez, depois de ler o livro tinha de ver o filme, sobretudo tratando-se da versão em que o próprio autor trabalhou, adaptando o seu romance ao grande ecrã. Devo dizer, desde já, que não sou fã de Kubrik, adormeci a meio dos únicos dois filmes dele que vi, 2001: Odisseia no Espaço e De Olhos Bem Fechados, pelo que foi uma certa vitória pessoal conseguir permanecer acordada durante o visionamento deste filme.

À semelhança dos filmes mencionados, este tem um ritmo algo lento mas bastante mais agradável de se seguir. Contrariamente ao que acontece no livro, tomamos logo conhecimento do crime praticado por Humbert Humbert, sendo que depois voltamos atrás na história para perceber o que o levou até tal acto. A parte da infância de Humbert encontra-se suprimida no filme, enquanto Clare Quilty, desempenhado brilhantemente por Sellers, ganha um maior destaque do que no livro. A relação entre Humbert e Lolita, que no filme aparece tal e qual eu a tinha imaginado, é subentendida, muito devido à censura americana na época, mas é fácil de acompanhar e não choca tanto como pode acontecer no livro.

O elenco, mais uma vez uma nota especial para Sellers, parece-me que foi bem escolhido, sendo que cada personagem é desempenhada de forma conveniente e fiel ao livro. Tendo o autor do romance original como argumentista, também pode ter contribuído para a fidelidade à obra, apesar das pontuais diferenças próprias para uma melhor compreensão do público. O livro é bastante poético e um bom espelho da alma de Humbert, coisa que seria difícil passar para o grande ecrã, assim como o desfecho da história, onde só “conhecemos” realmente Quilty no final, apesar de aparecerem algumas dicas ao longo do texto, aqui o antagonista de Humbert é-nos apresentado de forma mais conveniente e não parece algo saído da cartola do autor. Outro ponto positivo é que a parte das viagens, bastante aborrecida no livro, é cingida ao mínimo no filme, tornando-se a história bem mais agradável.

Sem dúvida, uma boa adaptação e mesmo uma bela alternativa ao livro.

3 comentários:

Mónica disse...

O filme nunca vi mas, como detestei o livro, acho que nunca me irá dar para vê-lo!

Uma má impressão marca muito os meus julgamentos futuros. É muito mau e limitador, reconheço, mas não é defeito, é "feitio" :D

Tita disse...

Por acaso tb tenho curiosidade em ver o filme até pq gostei do livro! =)

WhiteLady3 disse...

Mónica, por acaso acho que quem não gostou do livro até seria capaz de ficar satisfeito com o filme, mas como é do Kubrik (ou seja, um pouco parado e tal) talvez não o aconselhe. :/

Tita, penso que eras capaz de gostar. Apesar das várias alterações é bastante fiel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...