4 de janeiro de 2009

The Count of Monte Cristo [áudio-livro]

Autor: Alexandre Dumas; Richard Matthews (narrador)
Género: Romance
Editora: Books On Tape | Nº de páginas: -
Nota: 5/5

Resumo (do site Publicações Europa-América): A história de um homem bom a quem roubam os dois maiores bens que possuía: a liberdade e o amor. Edmond Dantès é um jovem marinheiro injustamente acusado de ser partidário de Bonaparte. Preso durante 15 anos, é no cativeiro que trava amizade com o abade Faria — o homem que o ajudará na fuga e lhe deixará um imenso tesouro. Julgando-se acima de toda a lei humana ou divina, regressa, impiedoso, para recuperar a mulher amada e vingar-se dos seus inimigos.

Opinião: Já o tinha lido há algum tempo e, como de momento não tenho o livro cá em casa, resolvi então ouvir o áudio-livro. É simplesmente magnífico.

O facto de o ter lido anteriormente não lhe tira nenhuma beleza, pelo contrário, acho que ainda me fez gostar mais do livro. Não penso que seja um livro sobre vingança, acho que tem mais de esperança que de vingança. É a esperança de se vingar que mantém Dantès vivo em Château d'If. É a esperança de escrever direito por linhas tortas, de corrigir os males que determinados personagens fizeram, que move a vingança.

Esta é então a história de Edmond Dantès que tinha um futuro brilhante à sua frente, no momento de sua prisão: ia ser promovido e casar-se com a mulher que amava, mas por inveja, um grupo de “amigos” decide denunciá-lo como apoiante de Bonaparte e o juiz, por perceber que o apoiante é outro, encarcera-o em Château d’If. Aí, trava conhecimento com o Abade Faria, que lhe deixa, para quando conseguir escapar, o seu tesouro. É desta maneira que Edmond se torna no Conde, um homem com uma mente brilhante, inteligente, com posses mais que suficientes para começar uma nova vida, e enceta então a sua vingança. Volta a ter um novo futuro, ainda mais brilhante que o anterior à sua frente, mas dedica os seus esforços a uma vingança. Dantès é uma personagem notável, como todas as outras, e acho marcante a introspecção dele, quando questiona a própria vingança, pois nós não podemos também deixar de questionar quando a vingança não atinge só os culpados, mas aqueles que os rodeiam que, apesar de poderem ser também culpados por outras acções, não interferiram activamente na vida, ou na desgraça por assim dizer, de Edmond. Encontra-se então perante uma questão: continuar preso ao passado ou aproveitar ao máximo o futuro? A nova oportunidade de vida que lhe foi dada?

Neste áudio-livro o narrador faz um óptimo trabalho, sobretudo no que toca a transmitir a emoção com que algumas personagens dizem os seus diálogos, acrescentando mais alguma coisa à “leitura”. Como disse, simplesmente magnífico.

5 comentários:

Célia disse...

Já li há um tempinho e adorei. A história é magnífica e marcante!

WhiteLady3 disse...

Sem dúvida!

plugme disse...

Genial ! no brasil tem o site http://www.plugme.com.br
com audiolivros best -seller e locutores famosos.

Pedro disse...

Gostava de o ler, mas mesmo em papel =))

WhiteLady3 disse...

Eu emprestei o meu livro mas, se o conseguir reaver este fim de semana, posso emprestar-to. ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...