20 de janeiro de 2009

Love in the Time of Cholera/Amor nos Tempos de Cólera

Informação técnica no IMDb.

Director: Mike Newell
Escritores: Ronald Harwood (adaptação), Gabriel García Márquez (romance original)
Actores: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt
Nota: 4/5

Ainda não li o livro, mas a adaptação parece-me bem conseguida. Gostei da atmosfera, da roupa, dos veículos (sim, começo a ser entendida no que toca a seges, fiacres…), da banda sonora (Shakira magnífica), da caracterização das personagens e, claro está, da história. Se vou ler o livro? Não sei.

O ritmo é algo lento, apesar de notarmos os anos passarem, não só na caracterização das personagens mas em tudo o que rodeia, as coisas do dia-a-dia. Mas a história parece que engonha um pouco. Do romance entre Fermina e Florentino, pouco vemos, apenas no início e no fim, pelo meio não há nada mais que um Florentino a reforçar o seu voto e uma Fermina a questionar-se aqui e ali se poderia ter sido mais feliz, mas é muito pouco. Também achei interessante a maneira de Florentino preencher o seu vazio, digamos, e de se apaixonar ou sentir algo diferente por uma das suas conquistas.

É um filme que se vê bem, são cerca de duas horas bem passadas, nem que seja apenas pelo visual do filme, que é realmente apelativo. E já agora uma chamada de atenção para a representação de Fernanda Montenegro. Esta senhora não decepciona.

4 comentários:

Paula disse...

Li o livro e adorei, é fantástico. Somente depois vi o filme. Gostei do filme, mas como sempre gostei muito mais do livro. Acho que os filmes nunca superam as obras em que se baseam...
No livro conseguimos apreciar muito mais os momentos e os sentimentos.
Parabéns pelo seu blog!

WhiteLady3 disse...

Talvez venha a ler o livro exactamente para apreciar os sentimentos.

Obrigada. :)

Tita disse...

Ainda não li o livro nem vi o filme, mas agora com a tua opinião fiquei curiosa.
Tenho tb um prémio para ti no meu blog, passado com muita amizade e carinho. Passa por lá para o ires buscar ;)
Jokinhas

WhiteLady3 disse...

Obrigada Tita! :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...